Pages

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sexta-Feira 13 (1980)

Não consegui me conter quando vi o DVD de "Sexta-Feira 13" na prateleira de uma loja Americanas, no Centro de São Paulo. O clássico slasher, foi relançado em dvd pela Warner Bros. que comprou os direitos da Paramount. A qualidade do dvd é excelente, pois foi digitalizado e a imagem e som estão bem mais nítidas. Os extras também não devem nada ao original americano. O fã da série é presenteado com comentários do diretor e produtor Cunningham, além dos pequenos documentários sobre os bastidores do primeiro filme. Como é sabido, Jason não está presente com sua máscara de hóquei e seu respectivo facão nessa película. Aliás, ele só incorpora tais marcas registradas a partir do terceiro filme da cineserie. Nesse primeiro "Sexta-Feira 13", somos apresentados ao famoso Crystal Lake, antigo acampamento de férias fechado desde um brutal assassinato na década de 50. Dois monitores do local foram mortos enquanto faziam sexo. Anos depois, um homem da região decide reabrir o acampamento que para muitos é amaldiçoado. Sabe-se que no verão de 1956, um garoto deficiente morreu afogado no Lago Crystal graças à imprudência dos monitores. Com esse enredo, não precisamos saber de mais anda sobre a origem terrível de um dos monstros mais famosos do cinema.

"Sexta-Feira 13" traz as famosos mortes slashers que virariam febre no começo dos anos 80. Em primeira pessoa (herança de Carpenter por "Halloween"), o assassino mata sua vítimas e o espectador presencia tudo com os olhos do maníaco. No final da película somos surpreendidos pela identidade do psicopata. Trata-se da Sra.Vorhees, mãe do pequeno Jason que fora morto há anos. Sedenta de vingança, a progenitora do famoso monstro é acometida pela loucura e extermina cada pessoa que lhe cruzar o caminho. Tudo em pró de seu filho falecido.

As atuações desse filme são horríveis, tanto quanto o enredo babaca e cheio de cenas sem importância. Nenhum personagem da trama é mais carismático que a aberração que aparece nos minutos finais do filme. O garotinho deformado em estado de decomposição atacando a garota indefesa em uma canoa, mete um grande susto no espectador mais desavisado. A famosa trilha "kikiki .momomo" (mate mãe), introduz as matanças em Crystal Lake. Já a maquiagem do legendário Tom Savini ajuda no contexto gore da trama que tem poucos atrativos além da violência e da origem de Jason. Se assistisse na época de lançamento, provavelmente acharia uma porcaria esse filme, que envelheceu bastante em 30 anos. Ele não mete medo mais em ninguém. Até o franzino Kevin Bacon está apagado em sua primeira atuação em Hollywood como um dos jovens que ajudam o dono do local, a reerguer o acampamento depois de anos de abandono.

Se você for fã de terror e não assistiu a esse "Sexta-Feira 13" corra e se puder compre o dvd com os estras para se deliciar com a origem de Jason Vorhees.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About