Pages

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Hora do Espanto (1985)

   A década de 80 para os jovens estadunidenses, foi marcada pelo surgimento da MTV, do videocassete, e do erotismo impregnado em todos os seguimentos do entretenimento. O gênero de horror vivia em 1985 uma pequena baixa, se relacionada ao começo da década onde os "slashers" tomava conta. Tom Holland, ator decadente de séries B para televisão, escreveu e dirigiu um "Fright Night", uma grande homenagem ao vampirismo cinematográfico. O roteiro mescla um humor leve, com efeitos especiais surpreendentes para época. Além de misturar elementos comuns entre os jovens da época, como músicas pop à la MTV, alguns peitinhos de fora e claro uma maquiagem convincente.

O cineasta debutante, que três anos mais tarde criaria o ícone Chucky (Brinquedo Assassino), escalou como o grande vilão do filme, o indicado ao Oscar por "Um Dia de Cão", Chris Sarandon. Boa pinta, o ator interpreta o charmoso vizinho do jovem Charley que é um fanático pelo ex-astro de filmes de terror e apresentador Peter Vincent (clara homenagem à Cushing e Price). O rapaz namora a virginal Amy, sua namorada de longa data. Certa noite Charley presencia uma cena inusitada, quando dois homens, recém chegados na casa ao lado, carregam um caixão para o porão vizinho. Curioso, o jovem decide besbilhotar o novo morador, pela janela de seu quarto.Charley nota que algo está muito errado, quando duas mulheres que entraram na casa do seu vizinho, são achadas mortas.

Jerry Dandridge é o nome do galante e misterioso homem que mora ao lado do adolescente, e descobre que está sendo observado pelo rapaz. A partir dai, Jerry mostra sua verdadeira face vampiresca  à Charley, afim de exterminar de vez com o problema de ser descoberto. Apesar de uma tentativa frustrada, o vampiro ameaça o adolescente de morte. Com ajuda de sua namorada, do amigo "Evil", e de seu ídolo Peter Vincent (Roddy McDowall), Charley busca matar a "criatura da noite" que mora na casa ao lado.

Depois de vilões como Jason Vorhees, Freddy Kruger e Mike Myers, "A Hora do Espanto" começou uma bem sucedida carreira de vampiros nas telas oitentistas. Películas como "Os Garotos Perdidos" e "Quando Chega a Escuridão" (da diretora recém oscarizada Kathryn Bigelow) viraram clássicos juvenis graças à película de Tom Holland. A ligeira comédia, somada aos ótimos efeitos especiais, conquistou uma legião de fãs que admiram o filme até hoje, consagrando como um dos melhores do gênero na década de 80. Dada a merecida homengam, o personagem Peter Vincent certa hora menciona que o público mais novo não acredita em vampiros e sim em homicidas mascarados. Clara alusão aos "slashers" que dominava as telas de cinema. Mas com toda a certeza, a partir de "A Hora do Espanto", os jovens passaram a ver com mais atenção os famigerados dentuços que existem desde os primórdios do cinema.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About