Pages

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Os Espíritos (1996)


Em uma de minhas visitas frequentes ao site das "Americanas", vi que "Os Espiritos" de Peter Jackson estava disponível para venda. Nunca tinha visto esse filme para compra em DVD. Sem dó nenhuma comprei-o e no dia seguinte lá estava ele no meio de minha estimada coleção de filmes de terror.

Fazia muitos anos que não assistia a esse filme, que durante minha pré-adolescência me assustou um pouco. O CGI de "Os Espíritos" era impressionante para época. Contudo se você assistir a essa película nos dias de hoje vai achar os efeitos ultrapassados. Normal. Sei que um dia vou assistir "Avatar" do lado de meus netos e eles com certeza vão rir dos efeitos tridimencionais inventados por um tal James Cameron. Mas isso é outra história.

Michael J.Fox está mal em uma de suas últimas participações como ator (ele continua sendo um frequente dublador). Já debilitado pelo Mal de Parkinson, Fox como protagonista desse filme está deprimente. Seu personagem é Frank Bannister, um ex-arquiteto que depois de passar uma experiência traumática com sua falecida esposa, começa a adquirir poderes mediúnicos. Com o novo dom, Bannister tira proveito para ganhar dinheiro. Com ajuda de três fantasmas camaradas, o médium finge exorcizar as tais assombrações que pertubam a ordem.

Trini Alvarado é Lucy Lynskey, médica da pequena cidade onde mora e recem viúva de Ray. Seu marido falecido foi uma das misteriosas vítima de ataques cardíacos que assutam o pequeno município interiorano. A população desconfia de Frank que passa a ser suspeito das mortes, devido a sua baixa reputação com os moradores. Com a ajuda da médica, o charlatão tem que provar sua inocência e descobrir quem está por trás disso.

Jeffrey Combs (Re-Animator) é Milton Dammers, figura inspirada livremente pelo ditador Adolph Hitler. Trabalhando como agente do FBI, Dammers resolve investigar as mortes e suspeita de Dammers. De muitas manias, o estranho agente tem fobia de gritos de mulher e curte uma mutilação corporal, já que tem várias marcas em todo corpo. Sua falta de percepção só não é maior que sua burrice.

Peter Jackson cria um certo mistério e com o decorrer da trama ele apresenta o serial killer Johnny Charles (Jake Busey) e sua jovem amante Patricia. Nos anos 70 o casal participou de um chocante massacre no Hospital da cidade, resultando na morte de 12 pessoas. O intuito da chacina era simplesmente bater o record de mais mortes de uma só vez. Ao ser preso e morto em uma cadeira elétrica, Johnny promete vingança pós-mortem. E é isso que faz com os moradores da pacata cidade.

"Os Espíritos" como Peter Jackson mesmo disse na apresentação do DVD, serve como um trampolim entre "Heavenly Creatures" (1994) e a trilogia dos "Senhor dos Anéis". Se não fosse os computadores usados nesse filme, talvez a adaptação da obra de Tolkien para as telas de cinema nunca teria acontecido. A produtora neozelandesa WETA DIGITAL (que criou Distrito 9 esse ano), existe graças aos 35 computadores que restaram desse filme.

Se você for fã de Jackson, seja de suas podreiras antigas (Bad Taste e Braindead) e de suas obras recheadas de efeitos (King Kong e Senhor dos Anéis), não deixe de apreciar essa obra menor, que apesar de ser simples, pode facilmente entreter. Só não espere muitos sustos.

NOTA DE TERROR:6
DIVERSÃO:8
VIOLÊNCIA:5
CRIATURA:ESPÍRITO ASSASSINO

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About