Pages

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Calafrios (1975)

Fascinado pelas produções baratas da produtora de Roger Corman, "American International Pictures" (AIP), o jovem David Cronenberg escreveu um roteiro de terror, misturado com ficção e erotismo. Evidentemente que "Calafrios" é uma tentativa muito bem sucedida de imitar os filmes da produtora estadunidense. O filme é seu primeiro trabalho como diretor de longas metragem. Como um mero estreiante, o cineasta canadense pecou em alguns detalhes básicos. Por exemplo, as precárias atuações, que segundo ele, era composta por amadores que foram selecionados diretamente da rua. Com exceção de Barbara Steele, "Calafrios" é um festival de rostos deconhecidos e pouco talentosos. Susan Petrie, uma das atrizes do filme, pediu para David Cronenberg lhe esbofetar, afim de faze-la chorar em suas cenas. A atriz que é danada de ruim, só conseguia passar sentimento de tristeza se levasse uma bela de uma surra antes dos takes.  Já o protagonista Dr.St.Luc é interpretado por um canastrão de marca maior chamado Paul Hampton. O homem é comparável à Steven Seagal, em relação a sua pouca expressão. Sua faceta é a mesma; desde quando uma sensual enfermeira se despe em sua frente até quando é perseguido por dezenas de zumbis tarados, tomados por um parasita hospedeiro.

"Calafrios" tem todas as marcas que Cronenberg levaria em seus filmes mais marcantes. Gore, sexo e muita ciência macabra. A película conta a história de um médico que acredita que os seres humanos perderam a excência e o instinto sexual selvagem que tinham nos primórdios. Afim de trazer a antiga luxúria a tona novamente, o médico insere vermes que insitam o sexo dentro de uma paciente. Decepcionado pelos resultados de sua experiência, o velho tenta retirar o verme da cobaia, mas acaba por mata-la e depois se suicida. Contudo, a morte dos dois não é suficiente para a extinção do verme. Consequentemente o parasita se espalha por todo um luxuoso condomínio canadense. A primeira vítima é um homem que mora no local e aparentemente teve relações sexuais com a cobaia do médico louco. Após passar mal e vomitar sangue, sua esposa se preocupa com seu estado de saúde e consulta o Dr.St.Luc, médico responsável pela enfermaria local.

Algumas cenas são memoráveis, como por exemplo aquela em que o pesquisador e amigo do protagonista, visita o condóminio e é subitamente atacado por vermes. Seu rosto então é tomado pelos parasitas que queimam sua face, afim de poder entrar em seu organismo. Desesperado o homem tenta tirar os vermes com um alicate, mas é surpeendido por um dos infectados que além de lhe golpear, enfia um repulsivo bicho goela abaixo.

Apesar de muitas furos no roteiro e atuações sofríveis, Cronenberg inovou ao introduzir ficção científica nessa película de terror B. O filme foi aclamado e foi um sucesso de boca à boca no Canadá e depois nos EUA, chamando atenção dos produtores da Terra do Tio Sam. Os efeitos especiais também são bons para a época e para o orçamento paupérrimo. Aliás, é bom frisar que um dos produtores do longa foi Ivan Reitman. Sim, aquele mesmo que dirigiu os dois "Caça-Fantasmas" e algumas comédias de Schwarzenegger, como "Júnior" e "Um Tira no Jardim de Infância" (blargh).

"Calafrios" é um grande e doentio (no bom sentido) cult, para todos os fãs desse grande cineasta fantástico chamado David Cronenberg.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About