Pages

domingo, 31 de janeiro de 2010

Chamas da Morte (1981)

"Chamas da Morte" provavelmente seja o melhor filme de terror que vi nos últimos meses. Apesar de não ser fã do sub-gênero slasher, tenho que concordar que esse filme chama muito atenção. Mesmo sendo uma cópia descarada de "Sexta-Feira 13", "Chamas da Morte" é original e mais violento que os filmes de Jason.

Escrito por Harvey Weinstein (sim, criador da recém falida Miramax) ao lado do diretor Tony Maylam, "Chamas da Morte" se passa em um típico acampamento de verão. Infestado por jovens com hormônios à flor da pele. Cinco anos antes dos fatidicos acontecimentos, um cruel monitor fora vítima de uma brincadeira mal sucedida que acabou queimando todo seu corpo. De aparência deformada, Cropsy (faz Jason parecer uma bailarina) promete vingança a qualquer pessoa que apareça na sua frente. Com uma tesoura de podar, o serial-killer faz um estrago danado. Até ai, todos os clichês do slasher reunidos e idênticos aos de "Sexta-Feira 13". Contudo esqueça virgens sendo perseguidas na mata por uma câmera em primeira pessoa. Nessa película o fã de slasher pode desfrutar de uma intensa matança de pouco menos de 30 segundos, onde o assassino mata suas vítimas em cima de uma jangada.

Jack Sholder (futuro diretor de "A Hora do Pesadelo 2"), montador do filme e o lendário Tom Savini, maquiador da película conseguiram criar uma das cenas mais nostálgicas da década de 80. Em vários takes pescoços são perfurados, cabeças decepadas e dedos são arrancados. Tudo em cima de uma jangada e com uma tesoura de podar. E melhor, a luz do dia, coisa rara em "slash movies".

Por falar em Savini, o famoso maquiador recusou trabalhar em "Sexta-Feira-Parte 2", para criar as mortes de "Chamas da Morte". A maquiagem feita por ele nesse filme, provavelmente é uma das melhores em sua bem sucedida carreira (Dia dos Mortos para mim é melhor).

Já a trilha sonora de Rick Wakeman (ex-tecladista do YES), deixa um pouco a desejar. Como fã da famosa banda britânica e apreciador dos solos de teclado de Wakeman, esperava um pouco mais de criatividade nas cenas de tensão. Mas isso não importa.
A Miramax em inicio de carreira produziu esse grande clássico oitentista, e se não superou "Sexta-Feira 13" na bilheterias, ao menos o fez pela qualidade.

Outros detalhes interessantes a parte fica por conta do debute de duas grandes estrelas. Jason Alexander (o gordinho de "Seinfeld") e a oscarizada Holly Hunter participam como coadjuvantes de "Chamas da Morte".

NOTA DE TERROR-9
DIVERSÃO-9
VIOLÊNCIA-8,5
CRIATURA-SERIAL KILLER

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About