Pages

quarta-feira, 10 de março de 2010

[Rec] 2 (2009)

Ao terminar de assistir o primeiro "Rec", em Agosto de 2008, fiquei instigado com toda história por trás da infecção do filme. Como a doença se propagou? O que de fato aconteceu no apartamento do último andar? Quem era a menina Medeiros? Ao subir os créditos o sentimento de frustração tomou conta de mim. Mas tal sentimento se tranformou em admiração pelo filme espanhol. Me tornei fã da obra. Adicionei a comunidade do filme no Orkut. Nem ousei ver a versão americana em "Quarentena".

Quando soube de sua continuação fiquei meio preocupado, afinal todos sabemos como são as continuações. Mas botei fé no talento dos dois diretores e roteiristas espanhóis; Jaume Balagueró e Paco Plaza. No começo de Março soube que o filme estava disponível na web. Sem cessar baixei e pude conferir hoje.

Ao terminar de assistir o segundo "Rec", há pouco minutos atrás, fiquei decepcionado com a história que a dupla traçou para a trama original. Em uma mistura de "Extermínio" com "O Exorcista", "Rec 2" quis inovar mas pisou feio na bola. Uma porque quis explicar a origem da infecção e da menina Medeiros. E entraram em um consenso original. Só que não souberam aproveitar. Pecaram em criar personagens sem graça e sem carisma, diferentes da simpática jornalista Àngela Vidal. Além disso, Plaza e Balangueró tiveram a coragem de inserir três adolescentes com espírito aventureiro na película. Coincidentemente os jovens estavam com uma Mine-DV para registrar tudo.

E os soldados armados que invadem o prédio no começo do filme (a melhor parte de "Rec 2")? Sem muita explicação os militares entram no local em quarentena, munidos de metralhadoras e duas câmeras para registro. A filmagem é incessante até mesmo na hora em que os militares estão cercados pelos zumbis. O agente do ministério da saúde revela que de fato é um padre cientista, em busca de um antídoto misterioso dentro do prédio. Tudo parece artificial se comparado  à primeira película

Apesar de ter bons efeitos especiais, "[Rec] 2 peca fatalmente no enredo, que no original era seu ponto alto. Nessa continuação, a trama decepciona e tranforma-se em apenas uma película normal de terror. De fato não seria uma bomba se não existisse o primeiro. Mas como [Rec] de 2007 é uma obra-prima do gênero, e comparando os dois produtos, torna-se evidente que a segunda parte virou um desastre.


Plaza e Balangueró estragaram a maior de suas criações, em pró do dinheiro nas bilheterias. Cairam do cavalo duas vezes, pois a continuação não foi um sucesso em renda na Espanha, além de ter sido massacrado pela crítica e fãs do original. Vou me poupar de maiores detalhes para não prejudicar as eventuais surpresas por trás da origem do vírus, mas garanto que vocês vão preferir esquece-lo o quanto antes.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About