Pages

sexta-feira, 19 de março de 2010

Alta Tensão (2003)

Na última década, o cinema de terror francês alavancou ótimas e violentas películas, com roteiros inteligentes e muito bem elaborados. "Martys" e "À I´intérieur" são dois grandes filmes que facilmente cairam no gosto dos fãs do gênero. Com roteiros cheio de reviravoltas e poucos clichês, o terror francês da última década deu seu primeiro impulso com o excelente slasher, "Haunte Tension". Até então desconhecido, o talentoso francês Alexandre Aja dirigiu e roteirizou esse filme, que se estivesse em mãos americanas, certamente penderia para clichês fáceis e jovens imbecis.
Em "Alta Tensão", Marie (Cécile De France) é uma garota que decide visitar a casa da família de sua amiga Alexia (Maiween Le Bresco), localizada em uma zona rural francesa. Ao chegar na residência, em meio a um milharal, as jovens são recebidas pelo pai de Alexia. Durante a noite, uma misteriosa perua enferrujada estaciona na frente da porta da casa, onde todos adormecem, menos Marie. Um misterioso e forte homem toca a campainha incenssantemente, acordando o patriarca da família. De prontidão o pai de Alexia atende a chamada noturna, mas quando abre a janela para atender o misterioso visitante noturno, é surpreendido com um forte golpe na cabeça. Caído no chão da sala e à mercê do psicopata recém chegado, o dono da casa se arrasta para tentar subir as escadas, mas é novamente golpeado pelo brutal homicida. A partir dessa cena, "Alta Tensão" enche o espectador de muitos sustos, e impressiona com os litros de sangue jorrados de forma gratuita e brutal. O assassino abusa de armas brancas, tal como machado, lâmina de barbear, e até uma serra elétrica, trazendo nostalgia aos fãs de Leatherface e sua família. No caso do irmão caçula de Alexia, o serial killer opta por usar uma espingarda para acabar com a vida do menino vestido de cowboy.

Marie consegue fugir do homicida, mas não consegue salvar Alexia, que fica acorrentada dentro da velha perua do assassino. A jovem então, decide ajudar a amiga e passa a perseguir o psicopata. Alexandre Aja que eventualmente mudaria de ares para Hollywood, e passaria a ser conhecido como um cineasta de remakes (Piranha 3-D vem ai), criou em "Alta Tensão", uma obra gore que iria inspirar uma geração inteira de cineastas franceses de terror.

Depois de um pouco mais de uma hora de muito sadismo, eis que surge uma assustadora e inexperada reviravolta. Contudo nada é perfeito. O desfecho da trama (não será contado pois odeio SPOILER) deixa muitas perguntas no ar. Aja errou em alguns pontos do roteiro, deixando uma série de furos bem evidentes e sem explicação.

De qualquer forma "Alta Tensão" é um dos melhores filmes de terror europeu do novo século. A maquiagem, tal como as mortes, são incrivelmente realistas e muito bem elaboradas. E quer saber o melhor? Sem nenhum tipo de CGI barato para artificializar a a tensa atmosfera da película. O até então pouco conhecido cineasta francês produziu uma obra de terror por excelência, levando ao espectador um slasher inteligente e muito sádico.

Nota:9,0

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About